O perigo da armadilha do conhecimento para o Revenue Manager

Há alguns meses, num dos cursos de Revenue Management e Estratégia, fiquei conversando com uma das participantes durante um dos intervalos, falando do mercado e de livros interessantes (eu adoro ler e sempre peço dicas de novos livros legais!). E nesse momento aproveitei para lhe perguntar, quais eram as dúvidas principais que ela tinha de RM, porque percebi que era muito experiente e tinha muito conhecimento pois já desenvolvia funções de Revenue Manager júnior, já tinha feito outros treinamentos no Brasil e no exterior e se mostrava bastante curiosa e com vontade de aprender mais….

E ela me respondeu: “Eu na verdade não tenho dúvidas de conceitos de RM, mas sinto que não estou pronta para assumir funções de mais responsabilidade, por isso continuo fazendo novos cursos, para estar mais pronta, quando chegue o momento”.

E eu perguntei: “O que te faz sentir que você não está pronta? Ela me diz: “Acontece que vejo outros profissionais do mercado e sinto que não estou tão preparada como os demais, que deveria estudar mais e assim vou ficar mais pronta para me candidatar a uma função de RM sênior”.

E aqui fiquei surpresa pois ela já tinha vários anos de aprendizado no hotel desenvolvendo funções, muitas experiências vividas, conhecimento extenso e claramente tinha muitas oportunidades que provavelmente estava desperdiçando por um sentimento de estar incompleta, o que não era verdade.

Já aconteceu com você? Você já sentiu que não está pronto, que outros Revenue Managers são melhores e que você precisa estudar muito mais para conseguir ter a oportunidade ideal?

Olha, não estou falando de estudar cada vez mais, eu sou uma apaixonada por estudar, sempre aprendo coisas novas! Acredito de verdade que a vida se constrói com novas experiências, com novas trilhas transitadas e vivências de trabalho, de estudos e de interação com outros profissionais, mentores e pessoas inspiradoras.  Eu também sinto a certeza de que posso saber muito mais!

Sempre posso aprender mais e continuo fazendo cursos e treinamentos na área de Gestão, Estratégia, Negócios, Distribuição e Desenvolvimento pessoal! Mas isto não me deixa “travada” ou com medo de assumir novos riscos.  A vontade de saber mais para mim é uma fonte de motivação.

E deixa te contar um segredo importante: o grande segredo para avançar, é fazer as coisas antes de você sentir que está totalmente pronto… de verdade! Fazer as coisas antes de sentir que você já está pronto, pois provavelmente o sentimento de “momento ideal ou estar pronto” demore muito para chegar… ou nunca chegue!

A certeza de “estar totalmente pronto” não é um momento mágico, que irá acontecer como se fosse um raio de luz aparecendo no céu.

Somos nós que escolhemos o momento para começar, para dar aquele passo, para fazer aquela ligação, aquele contato no Linkedin, para enviar aquele CV, para realizar aquela visita comercial, implementar aquela flutuação tarifária e aquele novo prognóstico de receita.

Somos nós que escolhemos arriscar e ser protagonistas da nossa vida.

Quando eu assumi funções como Revenue Manager pela primeira vez, em Buenos Aires, em janeiro de 2003, não sabia absolutamente nada de Revenue Management. Tinha mais de dez anos de experiência em finanças e análise de risco, tinha trabalhado uma década no mercado financeiro, mas decidi arriscar e aprender, decidi começar numa nova profissão ainda sem ter o conhecimento total, sem ter toda a bagagem necessária, mas com a certeza de que daria tudo de mim para obter ótimos resultados na função.

A decisão de começar pode dar medo… sim!  Pode se sentir insegurança ao dar o primeiro passo e assumir riscos.

Mas é melhor fazer do que ficar anos esperando o momento ideal chegar, e um dia acordar e perceber que a vida passou e nós ficamos presos a uma falsa idéia de não ter o talento suficiente.

Os aprendizados teóricos não servem de nada se a gente não entra em AÇÃO e aplica todo o conhecimento, aprendendo no caminho com as próprias vivências, erros e acertos.

Então acredite no seu potencial!  Acredite na sua experiência para que possa servir de base para empreender novos rumos e destinos profissionais.

Revenue Management se aprende na práticase aprende tomando decisões, se aprende colocando “mão na massa”, sendo protagonista e fazendo escolhas diárias. 

Uma base teórica te ajudará (e muito!) para ter os conceitos necessários, mas a maior parte dos aprendizados chegará com a prática do dia do dia no hotel.

Quem chega ao final de uma maratona é aquele que persiste, que continua apesar das dúvidas, é aquele que confia no próprio potencial, que vence as dores e crenças auto limitantes e que não tem medo de começar (e recomeçar!).

Assim, a “armadilha do conhecimento” não mais será um perigo ou obstáculo para avançar, será somente um meio para motivar a alcançar objetivos mais altos e desafiadores!

Se tiver interesse em estudar de maneira prática como maximizar resultados para o hotel com um método que está sendo utilizado por centenas de profissionais com sucesso e muita autoconfiança para avançar com bases sólidas, participa do Curso completo de Revenue Management e Estratégia com vídeo aulas da Oficina de Revenue, neste link.

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Muito sucesso!

Dolores Piñeiro

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