Consultora de Revenue Management

5 pilares que mais me ajudaram para ser consultora de Revenue Management

Desde 2015, venho trilhando um caminho muito realizador na construção da minha empresa, a Oficina de Revenue, e hoje desejo compartilhar as lições valiosas que essa jornada me proporcionou e também quero te ajudar se você está considerando lançar um projeto similar. Hoje o mercado apresenta muitas oportunidades!

Quero te apresentar 5 pilares que me ajudaram muito ao longo da caminhada, pois tenho certeza que podem ser muito importantes para você também, se estiver pensando em lançar um projeto de empreendedorismo focado no Revenue Management ou consultoria comercial para hotéis.

Minha jornada empreendedora começou com a vontade de assumir riscos. Eu queria impactar muitas pessoas, queria aprender e trilhar um novo caminho no mercado, com mais realizações e sendo dona do meu negócio. Queria ter liberdade, flexibilidade geográfica, poder tomar todas as decisões e ajudar ao mercado a vender melhor. Tinha certeza do “que” queria construir, sabia muito bem o que queria conquistar, mas na primeira etapa do meu projeto, ainda não sabia “como” realizar cada parte do projeto.

Se bem no meu caso, tive clientes próprios bastante rápido, é crucial equilibrar o nível de risco ao ingressar no empreendedorismo. Recomendo a todos que consideram essa jornada começar com um planejamento financeiro sólido, pois a obtenção de clientes e receita pode levar alguns meses.

É muito importante ter uma reserva financeira antes de iniciar o trabalho independente. Você também pode considerar uma transição gradual, mantendo a transparência com seu empregador atual e, se possível, continue prestando serviços aos antigos empregadores.

Adotar uma mentalidade ganhadora é crucial. Assumir riscos, mesmo sem garantias imediatas de sucesso, te ajudará para poder comemorar novos sucessos, desenvolvendo a autoconfiança e superando medos e inseguranças. É normal começar com dúvidas! Mas o caminho vale muito a pena, está cheio de alegrias e realizações ao superar desafios, com resiliência e determinação.

Sair da zona de conforto é sempre o primeiro passo para conquistar o sucesso desejado.

Além disso, é válido considerar a possibilidade de iniciar seu projeto enquanto continua empregado, de forma transparente e ética. Sempre fale com seu supervisor para que o processo seja muito claro e permita desenvolver as atividades com total tranquilidade.


Você pode ter clientes próprios antes de começar um trabalho totalmente independente, por exemplo: lançar pequenos projetos de assessoria para hotéis que estejam fora do seu destino, ou ajudar alguns colegas de outras cestas competitivas a analisar o mercado, estudar métricas, elaborar reportes de resultados ou lançar estratégias comerciais por temporada.

Minha paixão por aprender e explorar o novo, alimentada pela minha curiosidade como jornalista, tem sido um diferencial na minha trajetória empreendedora. Constantemente me mantenho informada sobre as mudanças no mercado, buscando entender os porquês por trás dos sucessos e fracassos.


Essa abordagem atenta às transformações no comportamento do consumidor, nas tendências e nas tecnologias emergentes proporcionou-me uma visão privilegiada das oportunidades. A rapidez em identificar e adaptar-me a essas tendências tem sido uma vantagem significativa, atraindo a atenção de muitas pessoas interessadas nessas mudanças.

O empreendedorismo, para mim, é mais do que apenas estar ciente do mercado; é compreender as demandas e perceber as oportunidades que surgem com as transformações. Essa mentalidade observadora foi fundamental na primeira fase da minha jornada empreendedora, impulsionando-me a agir diante das demandas que estavam acontecendo no mercado, que está em constante evolução.

Não hesite em pedir ajuda ao empreender, converse com colegas e profissionais que já trilharam caminhos semelhantes. Eu sempre compartilho minhas experiências, mas reconheço que o mercado está repleto de profissionais dispostos a oferecer suporte.

Ter um mentor ou guia pode ser fundamental, como foi na minha jornada empreendedora. Eu tive uma mentora que me ajudou muito na primera etapa, participei de grupos de empreendedores e fiz muitos cursos, ouvi sugestões e fiz várias mudanças de rumo ao longo dos anos, sempre focando em ter um projeto lucrativo, que me permita realizações com muita liberdade.


Além disso, é crucial valorizar sua bagagem e experiência acumulada ao longo dos anos. Faça uma análise pessoal, identificando suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Não subestime a riqueza de sua experiência, pois isso pode fornecer clareza sobre os pontos a serem fortalecidos antes de lançar sua própria empresa.

A abertura para pedir ajuda e a valorização de sua experiência prévia são passos essenciais rumo ao sucesso como empreendedor!

Ao ingressar no universo de ter a própria empresa, a peça-chave não é apenas ter um produto ou serviço pronto para venda, mas, sobretudo, construir um robusto canal de vendas. Essa tarefa, especialmente desafiadora para profissionais autônomos, assemelha-se ao desafio do setor hoteleiro.

Nesse contexto, o networking é um elemento crucial, sendo como “pontes” metafóricas que unem seu talento e experiência aos clientes em potencial.

A manutenção ativa desse networking é fundamental. Ele não apenas estabelece conexões valiosas, mas também se revela como o diferencial na consolidação de sua presença no mercado.

Lembre-se, o mercado precisa da sua experiência! Há um vasto espaço para ocupar desenvolvendo funções estratégicas como consultor, mentor ou como Revenue Manager em hotéis de todos os perfis.

Acessa neste vídeo do Canal Educativo da Oficina de Revenue, todas as oportunidades que existem hoje no mercado de Revenue Management:

Oportunidades de carreira no Revenue Management

Revisa aquí todos os cursos abertos para inscrição

Cursos de Revenue Management

Muito sucesso na sua jornada, e nos vemos em breve!

Dolores Piñeiro

Dolores Piñeiro é Licenciada em Administração de empresas, Jornalista, Coach e Consultora em Revenue Management e Estratégia Comercial. Fundou em 2015 a Oficina de Revenue com a missão de ajudar aos hotéis e pousadas a gerar melhores resultados financeiros e maximizar os lucros.

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