Revenue Management

Vale a pena um Revenue Manager próprio ou tercerizado?

Hoje quero compartilhar com você um tema que frequentemente me questionam: a relevância de ter um Revenue Manager tercerizado, um assessor ou consultor externo que presta serviços de RM na ausência de equipe dentro do hotel.
Em um cenário onde a busca por profissionais capacitados na hotelaria é desafiadora, muitos estabelecimentos optam por tercerizar serviços, incluindo o Revenue Management e as equipes de Vendas e Marketing. Mas a pergunta que ecoa é: vale a pena?

Muitos dos meus alunos hoje prestam serviços de RM para hotéis com excelente desempenho e muita prosperidade!

Lembre-se que o Revenue Manager não se limita apenas à gestão de canais online. Ele é responsável por analisar a demanda do mercado, tipos de segmentos, elaboração das tarifas dinâmicas e a análise dos canais de vendas para otimizar a distribuição e maximizar a receita por quarto disponível. Em resumo, seu trabalho é baseado em três pilares: análise aprofundado da demanda, estratégia tarifária dinámica e flexível e uma ótima gestão dos canais de venda.

Para garantir o sucesso do Revenue Management, é essencial uma abordagem estratégica. Isso inclui constantes análises de variáveis de desempenho, penetração de mercado, retorno de ações lançadas e implementação de estratégias de crescimento em colaboração com as equipes de vendas e marketing.

A dinâmica de trabalhar com tempos apertados requer versatilidade e eficiência.

O profissional deve ser metódico, proativo e ter uma clara visão analítica de estrategista comercial. Ele será um dos grandes responsáveis para gerar o crescimento da receita e lucros ao longo do ano.

Ser Revenue Manager é muito mais abrangente do que ser responsável dos canais on line do hotel. O Revenue Manager é responsável da estratégia; da análise da demanda histórica, atual e futura; da projeção de receitas a 30, 60, 90 dias ou até um ano inteiro; da maximização do RevPar ao longo do ano! O Revenue Manager conhece muito bem o comportamento de cada parte da demanda do hotel e tomará decisões em relação às vendas ON LINE e OFF LINE. Toda a estratégia de vendas passará pela sua visão de especialista.

Por último, lembre-se que uma equipe comercial forte é imprescindível para prospectar negócios, estudar oportunidades do mercado e analisar a concorrência, para assim ter um crescimento constante e consistente.
A terceirização do RM é um suporte muito valioso, mas não substitui a necessidade de uma equipe comercial dedicada e focada em captação de novas contas, agências, operadoras e grupos, o estreitamento de parcerias e alianças comerciais e conquista de novos mercados.

Em resumo, a escolha entre ter um Revenue Manager interno ou tercerizado depende das circunstâncias e recursos disponíveis para o hotel. Ambas as opções são excelentes, mas é fundamental que a estratégia de Revenue Management esteja alinhada com a visão e objetivos do proprietário e com um planejamento estratégico claro com metas bem definidas.

Muito sucesso nas implementações!

Dolores

PS: E se você está pensando em ter sua própria empresa para prestar serviços de Revenue Management, aproveite para ler o artigo onde conto minha experiência como consultora de RM aqui

Dolores Piñeiro é Licenciada em Administração de empresas, Jornalista, Coach e Consultora em Revenue Management e Estratégia Comercial. Fundou em 2015 a Oficina de Revenue com a missão de ajudar aos hotéis e pousadas a gerar melhores resultados financeiros e maximizar os lucros.

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